O SINDIVAPA vem fazendo história ao longo de todos estes anos!

Muita coisa mudou desde sua inauguração e agora, 29 anos depois, a atual diretoria do SINDIVAPA tem como objetivo a busca constante de melhorias para o setor.

COMVAPA - Comissão do Vale do Paraíba para o TRC – 1983

A história do SINDIVAPA tem início em 1983, com a criação da CONVAPA - Comissão das Empresas de Transporte Comercial no Vale do Paraíba.

O objetivo da comissão era reunir e oferecer representatividade para as empresas do segmento do transporte de cargas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

As empresas de transporte de cargas do Vale do Paraíba, passavam por dificuldades, falta de união, e não tinham representação, o que levou um grupo de empresários formado por Blaird Cardoso, Jauter de Macedo e Laércio Lourenço, apoiados pelo Sr. Adalberto Panzan, Sr. Sebastião Hudosn Ribeiro e Sr. Pereira (executivo do SETCESP) a fundar a CONVAPA, que permaneceu representando o setor até 1987.

ASSOCIVAPA – Associação do Vale do Paraíba do Transporte Comercial de Cargas – 1987

Quatro anos depois, a comissão se transformaria em associação ASSOCIVAPA – Associação Profissional das Empresas de Transporte de Carga do Vale do Paraíba, em 27/11/1987, elegendo como presidente o Sr. João Batista Nogueira (Organização Magnata de Transportes) com apoio da recém-fundada FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo.

SINDIVAPA – Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Cargas no Vale do Paraíba  – 1990

Em 1990 passa da categoria de associação para sindicato, com a fundação do SINDIVAPA – Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Cargas no Vale do Paraíba, que desde então busca defender os interesses do segmento, buscando o aperfeiçoamento e crescimento desta atividade.

Os principais objetivos do SINDIVAPA são:

-       Assessorar o transportador de cargas por meio da prestação de serviços como cursos, palestras, assessoria jurídica e consultoria, sempre atentos às áreas de interesse da categoria;

-       Acompanhar a tramitação das proposições legislativas ligadas ao setor, além de defender e representar os legítimos interesses da categoria perante os órgãos da administração pública.

Acontecimentos Importantes:

A FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) foi fundada em 1989 com a finalidade de representar o transporte rodoviário de cargas no Estado de São Paulo, junto às autoridades em todos os níveis da administração pública e privada Federal e Estadual, por isso atua como órgão técnico e consultivo, no estudo de soluções das questões ligadas ao transporte.