COMJOVEM VALE DO PARAÍBA FAZ VISITA TÉCNICA NA MONSANTO

Fonte: COMJOVEM VALE DO PARAÍBA - SINDIVAPA

11.02.2019

A  Comjovem  Vale do Paraíba através do Programa Portas Abertas oferecido pela Indústria Monsanto realizou no dia 04/02 uma Visita Técnica na unidade de São Jose dos Campos, , a qual foi adquirida recentemente pela Bayer.

A Visita Técnica teve a participação de membros da Comjovem e da Diretoria do Sindivapa, são eles, o Presidente do SINDIVAPA  Carlos Eduardo Bueno (Camafran Transportes), a Coordenadora COMJOVEM Mariana Varajão  (Transportadora Teixeira Varajão) ,Maira C. Assan (Transportadora Jacareí), Vanessa Ferreira (Intervali) , Wellington Sergio de Paula ( Transpaula), Fernando Barbosa Lima e    Arion Alves Soto Peres (Agilix Transportes) , Patrick Dias de Oliveira e Richard Douglas Barbosa (Lourenço Transportes) e Inácio Ap. Alves  (Tadex).

Segue relato da Coordenadora Mariana Varajão:

Na planta de São José dos Campos/SP a Monsanto produz algumas variações do Roundup®, herbicida de tradição da marca, na forma líquida e granular. O Roundup® tem registro em mais de 130 países, é o mais vendido no mundo para o controle de plantas daninhas em pré-plantio das lavouras, pós- emergência da soja Roundup Ready e o maior parceiro do Plantio Direto.

Fomos recebidos no auditório e nos foi apresentado o esquema produtivo verticalizado, onde a própria empresa fabrica seus produtos intermediários e fornece para outras plantas. Conhecemos a rota logística dos produtos, desde a matéria prima até a distribuição.

A empresa expede 30 caminhões de produto acabado por dia e possui um armazém de 2.700 posições pallets para consolidação dos lotes. Que seguem para Guararema onde serão armazenados e escoados pelo operador logístico.

Após assistirmos ao vídeo institucional e conhecermos a estrutura logística, seguimos para visitação. A primeira parada foi no Armazém verticalizado, conhecemos a estrutura e nos foi explicado as técnicas de picking e carregamento. Seguindo para a área de liquid pack, onde o herbicida líquido é envasado e paletizado.

A linha é abastecida por pipe lines, onde uma máquina despeja o líquido nas bombonas, confere o peso e coloca o lacre. As bombonas seguem por uma esteira até um equipamento robótico que as coloca em fileiras de 4 unidades em um palete. O palete consolidado segue para um equipamento que aplica o plástico filme, que irá garantir a integridade do palete e qualidade do produto durante o armazenamento.

Encerramos a visita, no auditório onde tiramos dúvidas e conhecemos o programa de mentoria da empresa.