Confiança da indústria atinge maior valor desde março de 2018

Fonte: Agência Brasil

30.01.2020

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas teve alta de 1,5 ponto de dezembro de 2019 para janeiro deste ano. Com o resultado, o indicador chegou a 100,9 pontos, o maior valor desde março de 2018 que marcou 101,4 pontos.

A confiança subiu em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela FGV. A alta em janeiro foi puxada pelas expectativas do empresário da indústria, medidas pelo Índice de Expectativas, que cresceram 2,8 pontos. O que mais contribuiu para essa alta da expectativa foi a avaliação sobre a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses.

A avaliação dos empresários sobre o momento presente, medida pelo Índice da Situação Atual, e se manteve estável de dezembro para janeiro.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada do setor subiu 0,6 ponto percentual de dezembro para janeiro e chegou a 75,7%.

Para a pesquisadora da FGV , Renata de Mello Franco, o resultado é positivo, embora os empresários ainda estejam cautelosos.

A pesquisadora da FGV Renata de Mello Franco, avalia que o ânimo dos empresários tende a melhorar ainda no primeiro semestre, porém ressalta que a sustentação dessa confiança depende da evolução da demanda interna.