Sindivapa - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Sindicato das Empresas de Transporte
de Cargas no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Projeto que capacita gestores possibilita construção de um novo transporte no Brasil

Fonte: Sest Senat

08.05.2018

Especialização em Gestão de Negócios, oferecida pelo ITL e pelo SEST SENAT, já atende mais de mil profissionais.

Gerar conhecimento, aprimorar o capital humano e possibilitar a inovação da atividade transportadora. Esses são os três pilares do trabalho desenvolvido pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), que podem ser comprovados pelos resultados alcançados por meio do curso Especialização em Gestão de Negócios.

Oferecida de maneira gratuita pelo instituto e pelo SEST SENAT a gestores das empresas de transporte de todos os modais, a capacitação tem mudado a realidade do setor e permitido a construção de um novo transporte no Brasil. O curso é ministrado pela FDC (Fundação Dom Cabral), uma das 12 melhores escolas de negócios do mundo, e tem como exigência de trabalho de conclusão a elaboração de um projeto aplicativo. Segundo balanço das 26 turmas já formadas, 68,3% dos 67 trabalhos apresentados até o momento foram implantados integral ou parcialmente nas empresas. Nas de pequeno porte, o índice chega a 73,9%. A aplicação tem garantido, principalmente, redução de custos e mais eficiência na prestação de serviços.

Do total de projetos, 14 foram implantados em duas ou mais empresas, tornando evidentes os princípios de colaboração e otimização de recursos propiciados pela iniciativa. “A especialização vem, desde a sua concepção, atuando como ferramenta de modificação do transporte. Estamos construindo e ensinando novas técnicas e alternativas que geram produtividade, economia e agilidade para as empresas”, afirma o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes.

De acordo com o relatório de resultados, 94,6% dos projetos aplicativos são considerados muito relevantes ou relevantes para as empresas envolvidas na iniciativa. Desde o início da capacitação, em 2014, já foram formados 481 profissionais, e outros 594 estão em formação, em um total de 483 empresas. A distribuição das vagas é orientada pela participação dos modais na matriz do transporte brasileiro.

Aprovação

Para Irani Bertolini, diretor-presidente da Transportes Bertolini, empresa que atua no segmento de transporte rodoviário e hidroviário de cargas, a vivência dentro da empresa comprova que o ITL está levando o que existe de melhor em conhecimento para a gestão do transporte. “Demos um passo importante na atualização e no aperfeiçoamento que devem ser constantes para a permanência no mercado. Esse curso apresenta técnicas de gestão modernas e de altíssima qualidade. Tenho colaboradores que participaram da especialização, e o resultado foi fantástico. Os conhecimentos adquiridos no curso têm sido constantemente aplicados no ambiente de trabalho.”

Bertolini ainda ressalta que, desde a criação do SEST SENAT, em 1993 (a instituição completa 25 anos em 2018), o setor de transporte não parou de se desenvolver. “A implantação do SEST SENAT foi uma grande conquista para o setor de transporte e é essencial para o seu desenvolvimento, tanto na parte profissional como na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Agora, com o trabalho do ITL, a atuação do sistema cresce, chegando a níveis gerenciais”, destaca ele.

A maioria dos participantes da Especialização em Gestão de Negócios possui cargos estratégicos dentro das organizações onde atuam: 51% ocupam cargos de gerência, sendo líderes de pessoas em alguma área funcional, e 24% atuam nos níveis estratégicos das organizações, como C-level ou diretores.

Segundo balanço do curso, os participantes alcançam a média de 80% a 90% de aproveitamento das disciplinas. Nas áreas de inovação e operações, o desempenho chega a 89%.

Inscrições abertas

Em 2018, ao todo, 10 novas turmas serão abertas. As inscrições ainda estão abertas para Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM).

Acesse o site da Especialização em Gestão de Negócios para saber mais.

Saiba Mais!

Patrocinadores



Patrocínio:

Apoio: